quarta-feira, 31 de março de 2010

DVD sobre Amamentação

AMAMENTAÇÃO SEM MISTÉRIOS
Tudo o que mães e profissionais de saúde precisam saber sobre aleitamento materno
"Alinhado com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e com a Medicina Baseada em Evidências"

DESCRIÇÃO

Um competente time de pediatras e especialistas em amamentação apresenta de forma simples e didática as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde e as mais recentes evidências científicas em aleitamento materno.

Enquanto explicam porque amamentar, mostram a importância do apoio, ensinam a pega correta do bebê e apresentam soluções para os problemas mais comuns. No pano de fundo entram em cena casos reais e depoimentos emocionantes de mulheres brasileiras sobre as dores e as delícias da amamentação.

Dividido em sete capítulos temáticos, "Amamentação sem mistério" é uma iniciativa do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA) que tem por objetivo informar e ajudar profissionais de saúde, grupos de poio e mães que amamentam.

CAPÍTULOS

Abertura (2 min)
Uma breve história da amamentação (10 min)
Por que amamentar? (11,5 min)
Promovendo a amamentação (9 min)
Orientações para mães (19 min)
A mulher no puerpério e a importância da rede de apoio (10,5 min)
Orientações para mães com dificuldades (24 min)
O papel dos profissionais de saúde + créditos (11 min)
TOTAL 97 minutos

CONSULTORES: Alexandre Rabboni (Dentista), Ana Julia Calameo (Pediatra), Beatriz Kesselring (Enfermeira Obstetra), Carlos Eduardo Correa (Pediatra e Neonatologista), Coríntio Mariani Neto (Obstetra), Douglas N. Gomes (Epidemiologista, Pediatra e Neonatologista), Honorina de Almeida (Pediatra especialista em Aleitamento Materno, Maiana Rappaport (Psicóloga), Marcia Koiffman (Enfermeira Obstetra), Sonia Venâncio (Pediatra e pesquisadora)

REALIZAÇÃO:
GAMA / BOA HORA FILMES (www.boahorafilmes.com.br)




PREÇO: R$ 50,00
FRETE PARA O BRASIL POR CARTA REGISTRADA: R$ 5,00
SITE PARA MAIORES INFORMAÇÕES E COMPRAS: http://www.maternidadeativa.com.br/aleitamento
LIINK DIRETO PARA FAZER PEDIDO: http://www.maternidadeativa.com.br/pedido.html


Fonte: recebido por e-mail da Enfermeira Obstetra Leila Wolff

domingo, 21 de março de 2010

Parteiras Rurais

Vejam o trabalho lindo das parteiras do interior desse Brasil!
Reportagem do Globo Rural

Parte 1:


Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1233121-7823-AS+HISTORIAS+DAS+PARTEIRAS+RURAIS+DE+CARUARU,00.html

Parte 2:


Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1233122-7823-O+MOMENTO+MAIS+IMPORTANTE+NA+VIDA+DE+UMA+PARTEIRA,00.html

terça-feira, 16 de março de 2010

Mulheres, Curadouras, Bruxas e Parteiras

Autora: Larissa Grandi

Historicamente, parto sempre fez parte da evolução humana e do dia a dia das famílias em vilas ou comunidades. Na maioria das vezes, era atendido por parteiras na casa da gestante. Para os Maoris (povo nativo da Nova Zelandia) e outras tribos, parto era considerado um acontecimento normal e parte do cotidiano. Mulheres tinham trabalho de parto em posições verticais usando sua sabedoria instintiva de como expandir a pelvis com a ajuda da gravidade e sabiam direitinho como usar os musculos abdominais para dar a luz . Na cultura Maori, a placenta (whenua) é considerada sagrada e enterrada num local secreto. Bebês recem-nascidos ficavam perto de suas mães, para conforto e calor, sem falar que a maioria amamentava exclusivamente por alguns anos. Mulheres eram consideradas curandeiras e herbalistas, dominando a arte da cura.

Porém, o poder femino foi repremido pela sociedade durante a Inquisição, quando mulheres foram consideradas bruxas e queimadas para “purificar suas almas”. O “tempo das queimadas” (Burning Times) ocorreu entre os séculos quinze e dezoito, matando milhares de mulheres acusadas pela Igreja de servantes do demônio. Foi então que o poder feminino foi associado com culpa e vergonha, incluindo a prática das parteiras.

Mulheres, onde está a nossa força interna de confiar na capacidade da vida? Quando poderemos viver em comunidades que ajudam umas as outras para cuidar de maneira gentil os nossos filhos?

Esta na hora de recuperarmos as nossas forcas e conectar com o poder femino que é fonte de tudo e todos!

Obrigada as nossas mães, tias, avós e todas as mulheres que contribuiram para o nosso desabroxar como forte mulheres para reconectar com o poder feminino!

beijo a todas

PS: Não há necessidade de negar a tecnologia que ajuda no nascimento de situações de risco (menos de 10%), mas sim de respeitar os outros 90% de partos de baixo risco sem interferir no processo fisiológico de nascer e amamentar (Organização Mundial de Saúde, 2010).

Fonte: http://www.nossosbebes.com.br/?p=964&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+NossosBebes+%28Blog+Nossos+Beb%C3%AAs%29, em 16 Mar 2010, às 16h38min


segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher!!!

Mulher!

Mulheres de todos os tipos, idades e responsabilidades
Parabéns pelo seu dia!!!
O importante é valorizar a pessoa por traz de todos os papéis desempenhados: de mãe, tia, avó, amiga, esposa, trabalhadora, estudante, filha, ...
Pessoa que foi gerada e que gera vida, dá a luz,
mesmo não sendo mãe de fato, dá o seu carinho e amor a todos,
Felicidades!!!!