segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO de DOULAS em Porto Alegre.



DATA: 1, 2 3 e 4 de outubro 2010
ONDE: Porto Alegre - RS
LOCAL: A confirmar (provavelmente o mesmo espaço do curso anterior)
FACILITADORES: Ricardo Jones, Zeza Jones, Lucia Caldeyro
CONTATOS:
Zezé: (51) 91236136 - 30131344
Zeza: (51) 99511124

Conteúdos debatidos durante o curso:

I - CONHECENDO A DOULA

1. História das doulas no Brasil e no mundo. 
2. Apoio da mulher para a mulher. 
3. Os benefícios do acompanhamento do parto, em especial por doulas. 
4. A relação da doula e a gestante. 
5. A relação da doula e a família. 
6. O impacto da doula nas vidas das famílias a que prestaram apoio. 
7. A relação da doula com o local de nascimento e com a equipe de saúde envolvida. 
8. Código de ética e normas de conduta. 
9. Atribuições e limites da atuação da doula.
10. Tipo de doulas e campo de atuação. 
11. Identificando os objetivos pessoais e profissionais de tornar-se uma doula.

 
II - CONHECENDO SEUS CLIENTES

1. A entrevista inicial. 
2. Identificando as necessidades de um cliente. 
3. Fornecendo opções - informações sobre recursos para a gestação e parto na sua região. 
4. Ajudando a gestante a formular um roteiro de preferências para o parto (plano de parto). 
5. Avaliando as expectativas mútuas. 
 

III - CONHECENDO A FISIOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR E DA GESTAÇÃO

1. Noções de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor. 
2. Bacia pélvica. 
3. Assoalho pélvico. 
4. Terminologia da reprodução. 
5. Revisão do desenvolvimento fetal. 
 

IV - CONHECENDO O TRABALHO DE PARTO E O NASCIMENTO

1. Antropologia do nascimento.
2. Diversidade cultural - crenças e costumes de parto no mundo.
3. Sexualidade e parto. 
4. Devolvendo à mulher o poder de parir. 
5. Recomendações OMS e MS para trabalho de parto e parto. 
6. Noções de anatomia e fisiologia do trabalho de parto e parto. 
7. Tipos de parto. 
8. Procedimentos médicos mais utilizados indução, episiotomia, etc. Evidencias cientificas. 
9. A fisiologia da dor do parto. 
10. O impacto emocional do trabalho de parto e nascimento na mãe e seu companheiro.

 
  V- CONHECENDO A ARTE DO ACOMPANHAMENTO DO PARTO

O Trabalho de Parto 

1. O conforto no parto - o que dizem as pesquisas. 
2. Comparando métodos de alívio farmacológico e não-farmacológico da dor 
3. O uso da analgesia de parto. 
4. O apoio da doula quando há analgesia do parto. 
5. Métodos de relaxamento e respiração para o trabalho de parto. 
6. Benefícios das posições alternadas da progressão do bebê pelo canal de parto. Movimentações e deambulação. 
7. Tocar. Mão amiga.
8. Técnicas de massagem para o alívio e conforto no trabalho de parto.
9. Uso do calor e frio para o conforto no trabalho de parto. 
10. Técnicas de visualização para o conforto no parto. 
11. A música no trabalho de parto e nascimento. 
12. A atuação da doula em diferentes situações de parto. 

O Nascimento 

1. O período expulsivo - descida, puxos, nascimento.
2. As posições para o parto. 
3. Protegendo o períneo. 
4. A episiotomia. 
5. A doula no parto natural e no parto com analgesia. 

O Bebê 

1. As primeiras horas de vida do bebê. 
2. Primeiros cuidados. Rotinas e atendimentos humanizados. 
3. As capacidades do RN como fator de vinculação precoce. 
4. O ciclo de sono e vigília do RN. 
5. Bebês prematuros. 
6. Perdas fetais. 

Acolhendo a Família 

1. Recebendo o bebê. 
2. Favorecendo o encontro, o vínculo e a amamentação. 
3. Rotinas neonatais.
4. Papel da doula no pós-parto imediato. 
5. Elaborando a vivencia do parto. 
6. Preservando a memória do parto.

7. As diferenças na adaptação do homem e da mulher ao papel de pais. 
8. Blues pós-parto, depressão e psicose puerperal - definições, alternativas de tratamento. sinais de alerta e intervenção. 

Lidando com o Inesperado 

1. O papel da doula no parto difícil, prolongado ou quando há uma emergência. 
2. O papel da doula na cesariana. 
3. Adaptando a atuação da doula no atendimento a mulheres com necessidades especiais (adolescentes, portadoras de DSTs, vítimas de abuso sexual ou violência doméstica, portadoras de deficiências físicas, no nascimento de bebês com anomalias genéticas). 
4. Ajudando a família a processar a vivência do inesperado. 

VI - CONHECENDO MEIOS DE INICIAR UMA PRÁTICA COMO DOULA

1. Onde trabalhar. 
2. Como divulgar o trabalho.
3. Estabelecendo e mantendo relacionamentos profissionais. 
4. Organizações profissionais que treinam e dão apoio as doulas.
5. Criando uma rede de apoio de amigos e colegas. 
6. Documentando o trabalho. 


CONHECENDO AS EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS DOS BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DA DOULA PARA A MÃE, PARA O BEBÊ, PARA OS VINCULOS FAMILIARES. VANTAGENS PARA A INSTITUIÇÃO E PARA O SISTEMA DE SAÚDE.


ATENÇÃO
CURSO DE DOULAS DE PORTO ALEGRE
OUTUBRO 2010 - ÚLTIMAS VAGAS !!!
DATA: 2, 3, 4 e 5 de outubro 2010

HORÁRIO: Nos dias 2, 3 e 4 das 8:00 as 12:30; das 14:00 as 19:00.
(horário especial para votação em 3/10)
No dia 5 das 8:00 as 12:00.
Carga horaria total: 32h

FACILITADORES: Ricardo H. Jones, Lucia Caldeyro, Zeza Jones
LOCAL: Bairro Menino Deus

INVESTIMENTO:
até 15/09/10 R$490,00 a vista
de 16/09/10 a 30/09/10 R$550,00 ou 2X R$ 280.00 (primeira parcela na
inscrição + cheque)
No dia R$ 600,00 ou 2X 310,00 (primeira parcela na inscrição +
cheque)
INFORMAÇÕES: Zezé: (doulazeze@yahoo.com.br [1]) - (51) 91236136 e
(51)3013 1344
Zeza: (zezajones@yahoo.com.br [2]) - (51) 99511124


Sites: http://partodoprincipio.ning.com/profile/MariaJoseGoulart
[3], wwwpartodoprincipio.com.br [4]
E-mail: doulazeze@yahoo.com.br,
GAPP-Nascer Sorrindo - Ano IV- Encontros para Gestantes e casais
grávidos. Mensal e gratuito.
Fones 51 9123 6136 e 51 3013 1344.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Curso para Doulas

Em virtude de incompatibilidade de horário, de algumas interessadas e visando atender e contemplar um maior número de alunas,  alteramos a data.


O curso acontecerá de  02 a 05 de Out 2010, em Porto Alegre/RS, provavelmente no bairro Menino Deus.

Solicito às interessadas confirmarem sua participação através do meu e-mail zezedoula@gmail.com.

Valor do curso: até dia 15/09/2010 é de R$ 490,00 para pagamento à vista.
Outras opções de pagamento, faça contato.


Maria José Goulart
Zezé - Doula, Instrutora de Yoga gestantes/baby, mãe do Lorenzo, nascido em 2000, naturalmente PNH de cócoras.Apoiada por doula Cris Balzano e bebê aparado por Ric Jones.
Sites: http://partodoprincipio.ning.com/profile/MariaJoseGoulart, wwwpartodoprincipio.com.br
E-mail: doulazeze@yahoo.com.br,
GAPP-Nascer Sorrindo - Ano IV- Encontros para Gestantes e casais grávidos. Mensal e gratuito.
Fones 51 9123 6136 e 51 3013 1344.

 Por gentileza: Ajudem a divulgar, repassem para seus contatos.

O que é doula?


Doula é uma palavra de origem grega que significa "mulher que serve".
Figura presente em várias épocas da história, a doula realiza um trabalho conjunto com a equipe de assistência.
Enquanto a parteira/ médico se ocupa da saúde da mãe e do bebê, a doula "serve" a parturiente, oferecendo apoio físico e emocional. (Fonte desta informação: http://rebeca-doula.blogspot.com/2008/11/o-que-doula.html)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CNS e Direito à Acompanhante no Parto

RECOMENDAÇÃO CNS Nº 009, DE 12 DE AGOSTO DE 2010
O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Ducentésima Décima
Segunda Reunião Ordinária, realizada nos dias 11 e 12 de agosto de 2010,
no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei
nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro
de 1990 e pelo Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006, e
 considerando o direito da parturiente de ter um acompanhante de
sua escolha durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto
imediato garantido pela Lei nº 11.108 de 07 de abril de 2005;
 considerando que são inegáveis os benefícios que a presença de um
acompanhante neste período pode trazer à parturiente, tais como, trabalhos
de parto mais curto, menores taxas de cesáreas, menor demanda por
analgesia, melhores condições de saúde para o bebê recém nascido, dentre
outras, evidências sólidas que respaldaram a aprovação da referida Lei;
 considerando que faz-se flagrante em todo o território nacional,
sobretudo nos serviços públicos, mas também na Saúde Suplementar, o
freqüente desrespeito a este direito, sob as mais diversas justificativas
e apoiado no desconhecimento do mesmo, tanto por usuárias e familiares
como ainda por alguns profissionais;
 considerando que é de extrema importância e urgência que se
invistam recursos para promoção e monitoramento do cumprimento deste
direito, tendo garantida a sua divulgação à sociedade e às mulheres
durante o pré-natal; e
 considerando a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que
dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.
Recomenda-se:
1. Ao Ministério da Saúde criar mecanismos para aplicação imediata do
cumprimento da Lei nº 11.108, de 07 de abril de 2005, pelos serviços de
saúde.
2. Publicizar nacionalmente a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009.
Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Ducentésima Décima Segunda
Reunião Ordinária.
VAMOS FAZER A REGRA VALER!
fonte: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes/reco_10.htm
Retirado do site: http://www.nossosbebes.com.br/?p=1268&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+NossosBebes+%28Blog+Nossos+Beb%C3%AAs%29

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Para adorar frutas, verduras e legumes


Por Lúcia Helena de Oliveira
A gente sabe: é difícil. Que charme tem um chuchu perto de um picolé? O que dá mais água na boca: uma folha de alface ou um brigadeiro? Sejamos honestos! Mas geralmente é na idade de seu filho que começam as batalhas. Você na defesa dos vegetais à mesa e ele, já cheio de vontade própria, não os engole. O que fazer? Pois bem, aqui vão oito dicas para acabar com o sabor de chatice desses alimentos:

1. A feira, ou até mesmo a quitanda da esquina, pode ser um programaço. Mostre ao seu pequeno que há um mundo de cores muito além daquela mesa de balas presente nas festas infantis. Deixe que toquem, que peguem, que peçam para você comprar isso ou aquilo. E, claro, peça ajuda por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos.

2. Capriche no colorido e nas formas. Invista na mistura de vegetais de cores diversas e use, se possível, forminhas especiais para cortar legumes. Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas dos alimentos. Decore o prato de um jeito bem divertido. Faça uma carinha no sanduíche. Use a criatividade: pedaços de tomate podem transformar almôndegas em "joaninhas".

3. "Dar nomes divertidos aos pratos ajuda a chamar a atenção e a abrir o apetite", ensina a nutricionista Julliana Bonato, de São Paulo, especializada em ensinar bons hábitos alimentarares à criançada. "Você pode anunciar que servirá borboletas enlouquecidas nas florespara colocar no prato um macarrão gravatinha com brócolis", dá a dica.

4. O lanche também é uma oportunidade para comer verduras e legumes. Ora, muitas vezes a gente só pensa nesses vegetais para o cardápio do almoço e o do jantar momentos, por natureza, mais formais, já que a criança deve ficar sentada à mesa por mais tempo, o que nessa idade nem sempre é simples. Que tal oferecer um minicachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface?

5. Nunca, jamais, em tempo algum, camufle os vegetais. É preciso fantasiar, sim, mas sempre jogando limpo à mesa. A velha sopa batida de legumes, por exemplo, pode fazer a criança comer tudinho e deixar sua consciência de adulto mais leve, no entanto ela, coitada, só experimentou o gosto da mistureba gostosa, feita em casa, mas mistureba, sim, senhora. "Para criar um paladar que aprecia vegetais, você precisa apresentar ao pequeno a diversidade de sabores", justifica Julliana Bonato. E por falar nisso...

6. Respeite os gostos da sua criança. Ok, se ela provou uma verdura e não gostou, prepare-a numa próxima refeição de maneira diferente em vez de desistir de primeira. "Se, mesmo assim, depois de testar receitas diferentes, a criança continuar dizendo que não gosta, aí respeite", diz Julliana Bonato. Seu filho tem o direito de adorar abóbora, mas detestar abobrinha. Ele está construindo uma identidade em matéria de paladar e isso é ótimo.

7. Não fale "meu filho não come verdura nem legume" na frente dele. Aos 5 anos, ele não é bobo nem nada. Ao perceber que os pais, de certa maneira, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar com veemência as hortaliças.

8. Dê sempre o bom exemplo. Ah, você achou que a gente não iria repetir essa velha e boa frase, não é mesmo? Impossível. Que estímulo seu filho terá para experimentar um chuchu refogadinho se vive escutando em casa que piadinhas como aquela de que ele é o quarto estado da água?