terça-feira, 29 de setembro de 2009

Amamentando

Sente numa poltrona confortável de preferência com braços e utilize uma pequena banqueta para apoio dos pés.
Utilize um travesseiro para apoiar seu braço e o bebê de tal maneira que este fique na altura do seio. O corpo do bebê deverá estar de encontro ao seu.

Amamentando Sentada:

Amamentando Deitada:


Para que o seu bebê tenha uma sucção eficiente aqui vão algumas sugestões:

• Retire manualmente um pouco de leite da sua mama antes de colocar o bebê para sugar, com isso você tornará a aréola mais macia facilitando a pega correta do seio.

• Observe se o bebê abocanha o mamilo e o máximo da aréola que for possível. Lembre-se que os depósitos de leite ficam atrás da aréola.

• Segure a mama com a mão que está livre, de modo que o indicador e o polegar formem a letra "C" invertida.

• Toque o lábio inferior do bebê com o bico do seio, pois com este estímulo, se o bebê estiver acordado, instintivamente abrirá a boca como num bocejo.

• Verifique se o bebê está sugando e deglutindo. Durante a amamentação ele dá várias sugadas e pára. Se o bebê estiver apenas mastigando o mamilo, tente estimulá-lo ou interrompa.

• Se precisar interromper a mamada ou posicionar melhor o bebê coloque o dedo mínimo no canto da boca, assim ele soltará a mama com facilidade sem machucá-la.

Duração e freqüência das mamadas

O bebê deverá ser amamentado sempre que chorar.
Uma mamada completa deverá durar mais ou menos 30 minutos. Ofereça uma das mamas até o bebê largar espontaneamente, coloque para arrotar (conforme figuras seguintes) e ofereça a outra mama se ele aceitar

Comece sempre pela mama oferecida por último.
É importante saber que o leite se altera durante a mamada. Numa primeira fase ele tem um aspecto mais aguado, satisfazendo a sede do bebê, após alguns minutos ele se transforma num leite gorduroso satisfazendo a fome. Por isso é extremamente importante o tempo que o bebê leva para mamar.

Durante o Banho:

O banho do bebê envolve alguns segredinhos para que mãe e filho formem uma parceria tranqüila e possam usufruir, sem sustos, desse momento tão especial. Confira algumas dicas de como se deve posicionar corretamente seu bebê durante o banho.

  • Depois de deixar à mão todo o arsenal necessário - sabonete, xampu, toalha e roupinhas limpas -, dispa o bebê e leve-o até a banheira segurando-o firmemente com uma mão sob a nuca e outra sob o bumbum.
  • Sustente-o bem, para que ele possa sentir segurança e, ao mesmo tempo, relaxar. Tente marcar a hora do banho com pequenos detalhes - a mesma canção, um beijo especial - que, pela repetição, farão seu filho perceber com antecedência que chegou a hora de entrar na água.
  • Jogue água com delicadeza sobre o peito, o tronco e a barriga e molhe suavemente seu rostinho, ainda sem usar sabonete. Tome cuidado para não deixar a água escorrer por seus olhos e ouvidos.
  • A cabecinha é a primeira a ser lavada. Se o bebê for recém-nascido, basta apoiá-lo sustentando-lhe a nuca sobre sua mão esquerda, enquanto, com a outra mão, você aplica o xampu ou o sabonete e enxágua cuidadosamente os cabelinhos. Caso seu filhote seja maiorzinho e já se mexa bastante, escorregue o braço esquerdo sob sua axila de modo a sustentar-lhe as costas, e manter sua nuca na posição correta.
  • Ensaboe uma das mãos e deslize-a pelo corpinho do bebê dando atenção especial às dobrinhas, virilha e embaixo do pescoço. Para lavar as costas, vire o corpinho da criança de bruços e apóie-lhe o peito no seu antebraço.
  • Deite o bebê sobre a toalha previamente aberta e, de preferência, forrada com um fraldão. Seque primeiro a cabecinha, sem esfregar, apenas apalpando-a com a toalha delicadamente.
  • Com a ponta da toalha, seque qualquer resíduo de água das orelhinhas. Jamais use hastes de algodão na parte interna do ouvido da criança, pois há riscos de causar algum dano ao tímpano.
  • Seque com cuidado a região da virilha e do bumbum para evitar assaduras. Capriche também nas dobrinhas, pois a umidade pode provocar irritações.
  • Pronto, o bebê já está cheiroso e sequinho. Para finalizar o ritual de beleza, penteie os cabelinhos e não force a remoção das crostinhas. Cuidado também com os perfumes. Eles não são recomendados para recém-nascidos. E, mesmo em bebês maiores, devem ser aplicados nas roupinhas e nunca sobre a pele.
Fonte: http://www.boapostura.com.br/boaPostura/boaPostura.html, em 29 Set 09, às 18h49min

2 comentários:

  1. Simplesmente adorei este espaço! Esta reportágem é emocionante. Continuem! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Danna!

    Muito obrigada!
    Este espaço é feito com muito carinho!
    Estou atrasada com as postagem pois estou de mudança de casa. Assim que me acomodar volto a postar com mais frequência.

    Bjs!

    Andrea Leandro

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!