sábado, 5 de setembro de 2009

DICAS PARA MÃES DE 1ª, 2ª, ... VIAGEM


Ter uma nova criança em nossas vidas traz uma alegria muito grande!!! Mas para os pais de primeira viagem ou até para aqueles de segunda ou terceira viagem pode ter alguns percalços que poderiam ser amenizados com algumas atitudes para tornar a vida da mãe mais facilitada e harmoniosa.

- Amamentação é um ato de amor e carinho entre mãe e filho. Esse momento pode ser facilitado utilizando a almofada de amamentação, ela dá suporte para colocar o bebê e para o braço da mãe. Nestes momentos é bom amamentar sentada numa poltrona ou cadeira com braços para a mãe poder se apoiar.
- A almofada chamada encosto para leitura também é um grande auxílio quando for amamentar na cama ou num sofá que não tenha encosto para os braços.
- Utilizar uma fraldinha no apoio do bebê quando for fazer ele arrotar.
- A fraldinha também é muito prática na hora de troca de fralda do bebê. Deixar uma mão caso o anjinho faça xixi bem na hora que está sendo trocado. Caso aconteça e só jogar a fralda por cima até o bebê terminar evitando que o “jato de xixi” molhe tudo ao redor!!!
- Na hora de trocar a fralda do bebê quando fez cocô, uma dica que pode ajudar seu bebê não ficar assado, além de ajudar na higiene é após limpá-lo com lenço umedecido, com uma fraldinha ou o método escolhido pelos pais, limpar com um óleo de bebê embebido num chumaço de algodão, ajuda na limpeza final e depois claro a pomadinha anti-assadura! Funcionou muito bem com meu bebê. Ele raramente ficou assado!!!
- Uma amiga utilizava chá morno de camomila embebido num algodão para limpar sua filha. Funcionou muito bem!
- Para o leite não empedrar, utilizar conchas de amamentação (encontradas em lojas especializadas de objetos para bebê).
- Evite utilizar roupa amarela no primeiro mês do bebê. Pois dificulta identificar se a criança tem “amarelão”.
- Um livro que foi e ainda é meu guia das questões mais simples as mais complexas com relação ao bebê foi o livro: A vida do Bebê do Dr. Rinaldo de Lamare, editora Ediouro. O pediatra do meu filho deve agradecer a ele!!! Pois evitei de ter que ligar tirando dúvidas diversas vezes.
E mais uma vez indico o livro Quando o Corpo Consente de Marie Bertherat, Thérèse Bertherat e Paule Brung, da editora Martins Fontes, para as futuras mamães que ainda estão com o bebê na barriga ou para as mulheres que pretendem ter filhos. Ele dá uma visão muito bela da gravidez, esclarece muitas questões, principalmente se você ainda tem dúvidas que o parto normal é o melhor para o seu bebê. O parto cesárea deve ser uma opção e não uma obrigação, pense nisso!!!
Amenizar o trabalho do dia-a-dia de uma mãe que teve seu filho recentemente e este novo ser estar sempre saudável ajuda muito na harmonia do lar do novo integrante da família!!

Fonte: www.harmonizacaodeespacos.blogspot.com

4 comentários:

  1. Por favor embora já faça muito tempo, poderia me informar onde comprar a almofada -encosto para leitura? Fazem alguns anos que procuro , em vão.
    Muito grata por sua ajuda. Angela.
    aschnoor@superig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela!

    As duas que tenho. Comprei uma no supermercado Carrefour e a outra no supermercado Big. Na internet tem que procurar por almofada encosto para leitura. Talvés em lojas que vendam colchões também possa encontrar algo ou em grandes redes de supermercado.
    Espero ter ajudado!

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as tuas dicas, Andrea! Estamos montando um grupo : Nascer Sorrindo SM- para tratar de assuntos relacionados à parto, nascimento, mães, bebês, e tudo mais que a demanda precisar. Somos no total de 5 doulas e estamos abertas para participações de pesoas a fins dos assunto, como tu. Mas vou te inteirando melhor sobre. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Kelen!!!!

    Amei a sincronicidade!
    Conversei essa semana com várias pessoas sobre o assunto.
    Quero participar sim. Podem contar com o blog para divulgar informações e se quiserem podem me passar os nomes para divulgar no blog.
    Vamos nos falando!!!

    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!