segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GRAVIDEZ E SEXUALIDADE

GRAVIDEZ E SEXUALIDADE

Os hormônios da gravidez podem influenciar a mulher de diferentes formas, uma delas é no que se refere à sexualidade. As oscilações de humor durante a gestação devem ser consideradas com naturalidade e discutidas com o companheiro, que precisará ser paciente.

Hoje é comum dizer “estamos grávidos”, pois a gestação tem de ser uma decisão dos dois e uma fonte de prazer para o casal. E, ao contrário do que se possa pensar, não anula a necessidade e a vontade de fazer amor. Muitas vezes, o aumento do nível hormonal da gestante provoca maior sensibilidade e facilidade para se excitar. A corrente sanguínea também aumenta, em especial na região pélvica, o que faz com que a genitália feminina se torne mais sensível, aumentando assim o estímulo sexual. Existe ainda um outro fator determinante: sem a preocupação de engravidar, o casal pode desfrutar de todo prazer.

À medida que a gestação avança, a grávida se sente cada vez mais estimulada, pois vê a si mesma como um organismo que amadurece e infunde a vida. O poder natural que essa sensação lhe confere se traduz em radiância e exuberância. É fácil verificar que jovens grávidas se tornam maduras ao mesmo tempo que sua redondez se evidencia. Já as mais experientes, que optaram pela maternidade após terem se estabilizado profissionalmente, tornam-se como que tomadas por uma aura rosada e viçosa. A pele se tonifica e o sorriso fácil a cada nova descoberta torna sua figura luminosa.

Usufrua desse momento único! Você é toda amor e vida! Não se cobre demais, esperando que seu corpo reaja com a mesma vitalidade que desejaria. O importante é vencer as dificuldades com todo o otimismo, mantendo a harmonia com seu bebê. Cada casal possui sua própria característica, que deve ser mantida e respeitada.

Por exemplo, no início e final da gestação, você estará propensa a atravessar alguns momentos de desinteresse sexual. Não há motivo para alarme. A maior parte dos especialistas afirma que são passageiros. Desde que esse desinteresse não leve o casal a se esquecer das demonstrações de afeto mútuo.

Se o desinteresse sexual surgiu, calma! Pare, relaxe e busque a melhor maneira de abordar o tema com seu parceiro. E, mesmo que esteja se sentindo cansada para fazer amor, não esqueça que carícias e beijos são os mais poderosos aliados na luta para vencer essa indisposição.

Posições:

Certas posições como a tradicional (com o homem por cima) devem ser abandonadas nas últimas semanas de gestação. Mas isso não significa que o casal deva se abster de tentar outras formas de se relacionar.

Posições como de lado, ambos deitados ou posição em que a mulher se senta sobre o colo do homem são excitantes e seguras. A preocupação normal de todo casal quanto à segurança da criança durante o ato sexual é quase sempre infundada, pois se a gestação é normal e se o obstetra não fez nenhum alerta quanto a possíveis riscos, use a sua imaginação e seu desejo e faça amor!

Casos como placenta baixa são exceções que, para quem fez o pré-natal, já foram detectadas e devidamente orientadas. Outra preocupação é o trabalho de parto prematuro, mas faça seu pré-natal adequadamente que, seu médico obstetra irá lhe orientar conforme seu caso. O importante é saber que não existe nenhuma contra-indicação para o ato sexual durante a gestação, pois o bebê encontra-se dentro de uma bolsa d’água que o envolve e protege, atuando também como amortecedor. A mucosa cervical, responsável pelo fechamento da entrada do útero, também funciona como um fator protetor, já que impede a penetração de qualquer infecção bacteriana.

O sexo durante a gravidez pode trazer surpresas, e não são raros os casos de mulheres que tiveram o primeiro orgasmo durante a gestação. Além disso, o sexo exercita os músculos pélvicos, mantendo-os firmes e flexíveis para o parto. Mas se por algum motivo seu médico recomendar abstinência, não existe a necessidade de você e seu parceiro se afastarem. Pelo contrário, devem continuar trocando carícias, preservando assim, a intimidade sexual do casal.

Enfim, a sexualidade durante a gravidez tem tudo para ser ainda melhor que antes. E por que não praticá-la? É fundamental, no entanto, que ambos se dêem o direito de desabafar com o companheiro sua insegurança e ofereçam esse mesmo direito ao outro, da mesma forma e na mesma proporção.


Retirado do livro: Grávida e bela – um guia prático de saúde e beleza para a gestante, de autoria da médica Carla Góes Sallet (Ed. Ediouro)


Texto Elaborado pela Enfermeira Obstetra Leila Regina Wolff


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!