segunda-feira, 15 de abril de 2013

As doulas do Nascer Sorrindo

15/04/2013 | N° 3427 - Jornal Diário de Santa Maria
EM NOME DO FILHO | FABIANA SPARREMBERGER E TICIANA FONTANA

Barulhinho do Bem chega em Santa Maria
O projeto que promove happy hour musical para mamães e papais, com o intuito de fazer com que as famílias retomem a vida social, juntamente com os pequenos, chega em Santa Maria na próxima quinta-feira. O Barulhinho do Bem, que já ocorre na Capital, será das 19h às 21h, no The Park (anexo ao Hotel Itaimbé). A partir de hoje, os ingressos podem ser reservados no e-mail barulhinhodobemsm@hotmail.com – custam R$ 18 (adulto), e criança não paga. Mais informações, você confere no blog.

As doulas do Nascer Sorrindo
O título desta coluna é o nome adotado por quatro profissionais fisioterapeutas e enfermeiras que se reuniram para formar, há cerca de um ano, um grupo de doulas, que são mulheres preparadas para oferecer suporte físico e emocional antes, durante e depois do parto.

O Nascer Sorrindo Santa Maria oferece, quinzenalmente, encontros com grávidas em qualquer fase gestacional, com o objetivo de orientar, ajudar nas alterações fisiológicas da gestação preparando a futura mamãe para o momento do parto. Segundo a fisioterapeuta obstétrica Janaina Peixoto da Rosa, que é também doula e integra o grupo, as gestantes recebem informações que ajudam na preparação emocional e física para receber o bebê. Um novo grupo está sendo formado e realiza o primeiro encontro no próximo dia 20.

As mulheres que necessitam de um atendimento mais individualizado costumam procurar as doulas para consultas em domicílio ou em clínica particular.

– A doula não é parteira, como muitos acreditam. Ela fornece suporte físico e emocional para a gestante e familiares, mas não lida com medicamentos ou procedimentos médicos. Ela acompanha a gestante até no momento do parto, se o médico permitir. Quando isso não acontece, ela a espera na sala de recuperação ou no quarto do hospital – diz Janaina.

Nos atendimentos individuais, que são feitos geralmente a partir da 23ª semana de gestação, a doula desenvolve exercícios físicos que ajudam no trabalho de parto e também a “encaixar” o bebê, massagens, técnicas de respiração e até meditação, para que a gestante possa controlar suas emoções. Durante o parto, a doula explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares, ajudando a mulher num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Em Santa Maria, ainda poucos médicos permitem que a doula acompanhe o parto nos hospitais.

A doula ajuda a gestante a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e para o parto em si, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.

As doulas do Nascer Sorrindo não têm preferência por tipo de parto e nem levanta bandeiras, apesar de a grande maioria das mulheres acolhidas pelo grupo preferir o normal.

– Respeitamos a decisão da mulher, e não é a doula e nem o médico que devem decidir que parto ela terá. A gestante é que tem de ser respeitada na sua decisão. O bebê precisa nascer de forma respeitosa, humanizada, seja em parto normal ou cesariana – afirma Janaina.

A doula, cuja atividade ainda não é regulamentada por lei, ajuda mamãe e bebê a estabelecer os primeiros vínculos, principalmente na amamentação, e também nos primeiros cuidados com o bebê.


- O quê – Encontros do Grupo de Gestantes Nascer Sorrindo Santa Maria

- Quando – A partir de 20 de abril, sempre aos sábados, quinzenalmente

- Quanto – De graça

- Inscrições – (55) 9920-0721, 3307-7508 ou no faceboock Nascer Sorrindo SM


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,48,4106294,21773

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!