segunda-feira, 19 de outubro de 2009

BELEZA NA GRAVIDEZ - 1

Mais do que uma simples futilidade, manter a beleza durante a gravidez é sinônimo de saúde. Prerrogativa básica para a boa saúde mental, a capacidade de nos mantermos belas é o que nos torna especiais. Além disso, está mais do que comprovado que a manutenção da auto-estima da mãe influencia positivamente o bom desenvolvimento do bebê.

Nesta fase, a mulher vivencia um período muito especial de sua vida, com oscilações de humor, transformações em seu corpo e grandes modificações em seu organismo. Algumas mulheres observam que sua pele apresenta melhora significativa, um brilho diferente surge por causa do aumento do fluxo sanguíneo e quantidades gigantescas de hormônio circulante. E, em muitos casos, aumentam o desejo sexual, fazendo com que se sintam mais bonitas e sensuais. Para outras mulheres, nada disso ocorre. Elas se sentem cansadas e desanimadas, solitárias e depressivas, pesadas e sem disposição alguma para o sexo.

A influência dos hormônios varia de mulher para mulher. Para aquelas que não podem usufruir dos benefícios hormonais, um programa de exercícios aliado a uma dieta balanceada proporcionam resultados surpreendentes. E mesmo para quem se sente bem e com disposição, exercícios, cuidados diários e alimentação saudável serão fortes aliados para a manutenção do bom humor e da auto-estima.


- CELULITE E ESTRIAS:

O que costuma deixar as futuras mamães preocupadas não é necessariamente o aumento de peso sustentado pelo corpo, mas o que ele pode acarretar. É o aparecimento das temidas estrias e a indesejável celulite que podem aparecer em várias fases da vida de uma mulher, durante picos de alterações hormonais, como os que acontecem na gravidez.

A principal característica da celulite é o aparecimento de ondulações na pele, que podem provocar aspecto de casca de laranja em seus níveis mais elevados. Fatores que levam ao aparecimento da celulite: herança genética, hormônios, vascularização, estresse, tabagismo, sedentarismo, distúrbios alimentares e gravidez. Existem várias causas para o surgimento da celulite em gestantes, principalmente nos membros inferiores. O aumento excessivo de peso e o sedentarismo são responsáveis pelo surgimento da celulite. Além disso, os níveis do aumento dos hormônios estrógeno e progesterona e o aumento da capacidade de retenção hídrica, com edema linfático, que leva a uma dificuldade circulatória, dando início a um processo de edema, seguido da celulite. Localiza-se onde a gordura tende a ficar concentrada: na região dos glúteos, nas coxas, no abdome e nos braços.

As estrias são marcas brancas e rosadas que se manifestam devido à distensão da pele e rompimento das fibras elásticas que sustentam uma camada intermediária da pele. Habitualmente surgem no abdome inferior, coxas, nádegas e mamas. Como a gravidez é um momento de ganho de peso, é natural que elas apareçam. Assim, é importante saber como preveni-las ou amenizá-las, para suavizar os efeitos.

Preventivamente procure manter uma dieta equilibrada para controlar o aumento de peso. Assim, fuja dos alimentos muito calóricos (doces, frituras e gorduras) e daqueles ricos em sal, que retêm muita água. O sedentarismo também pode não só intensificar, mas também agravar o problema. Assim, pratique alguma atividade física com orientação médica. Durante a gravidez é importante dar ênfase a exercícios aeróbicos, ou seja, de baixo impacto, mas que possibilitam gasto calórico. Caminhada, natação e hidroginástica são práticas excelentes, pois promovem a melhoria dos sistemas cardiorespiratório e circulatório. Recomenda-se beber muita água, no mínimo dois litros ao dia. Usar hidratantes à base de óleo de amêndoas doces e semente de uva nas regiões propensas também ajuda. Lembrar que nas mamas não se deve usar hidratantes e óleos, porque afinam a pele e podem propiciar rachaduras dos mamilos nas primeiras mamadas do bebê.

Texto elaborado pela Enfermeira Obstetra Leila Regina Wolff a partir de vários textos científicos.

2 comentários:

  1. parabens,por este artigo.por acaso vc tem material de como formar um grupo de gestantes em unidade basica de saude?pois estou querendo montar um.agradeço pela colaboração.Suely Enfermeira de pre-natal.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Obrigada! O blog é feito com muito carinho!
    Estamos querendo formar um grupo aqui em Santa Maria também.
    Conheço uma pessoa que possa ter material a respeito. Por gentileza, me manda teu e-mail para eu repassar as informações.

    Bjs!

    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!