segunda-feira, 19 de outubro de 2009

BELEZA NA GRAVIDEZ – 2

- CUIDADOS COM A PELE DAS MULHERES GRÁVIDAS:

Outra preocupação das gestantes é o aparecimento de manchas no rosto, chamadas de cloasma gravídico ou melasma. As manchas surgem devido às mudanças hormonais que ocorrem durante o período da gestação, facilitando a produção de pigmentos da pele (melanina), em algumas áreas, principalmente do rosto e pescoço, como também a acentuação da linha nigra na região do abdome (linha escura que aparece longitudinalmente). Nem todas as gestantes mancham, mas as que deixam de tomar cuidados específicos com a pele, ficando sem usar bloqueador solar, mancham com mais facilidade. É importante lembrar que o filtro solar não impede o surgimento das manchas, mas faz que não fiquem tão evidentes.

Para as mulheres que freqüentam praia, piscina ou tomam banho de sol, lembrar que o melhor horário é antes das 10h ou após as 15h e a permanência não deve ultrapassar os trinta minutos diários. Mesmo na sombra ou em dias nublados os riscos são praticamente os mesmos. Embora pareçam atenuados, os raios solares costumam ser implacáveis com a pele. Se quiser evitar as manchas, evite expor-se desnecessariamente ao sol. E, não confie cegamente em guarda-sóis e sombreiros, pois os raios solares se refletem na água, no concreto e na areia, muitas vezes causando queimaduras de maior intensidade do que se a pessoa estivesse completamente exposta ao sol. Na neve, os cuidados são os mesmos, pois os raios solares se refletem na neve com uma intensidade muitas vezes superior à sua incidência na praia. Em suas caminhadas e passeios também há necessidade de cuidados, providencie um filtro solar, chapéu ou boné e guarda sol se estiver na praia ou piscina. Ainda, mesmo que não vá se expor ao sol, as lâmpadas domésticas também emitem raios nocivos à pele, se proteja com filtro solar.

Dê preferência aos produtos conhecidos e de boa qualidade, conforme orientação médica. A formulação deve ser hipo-alergênica e use produtos adequados para seu tipo de pele. A pele com propensão à acne e/ou oleosa, pede filtros em spray, loções sem óleo ou gel. As peles secas toleram bem os cremes e as loções. É importante que o produto ofereça proteção contra raios UVA, UVB e UVC, raios ultravioleta que causam danos à pele. Todos esses raios são prejudiciais, aceleram o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas, queimaduras e câncer de pele. Nossa única proteção natural contra eles é a camada de ozônio.

O fator de proteção solar (FPS) deve ser no mínimo 15. Caso pratique hidroginástica ou natação em piscinas abertas, dê preferência a FPS mais elevado, como 30 e à prova d’água. Orienta-se passar uma camada uniforme em toda a pele pelo menos trinta minutos antes de se expor ao sol. Convém usar um bloqueador superior a 30 FPS e reaplicado muitas vezes ao dia, conforme orientação médica. Mesmo os produtos com FPS à prova d’água devem ser reaplicados após cada mergulho. Vale ressaltar que após seis meses do nascimento do bebê, as manchas tendem a regredir, mas algumas podem persistir. Caso isso ocorra, procure um dermatologista para lhe orientar.

Texto elaborado pela Enfermeira Obstetra Leila Regina Wolff a partir de vários textos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!