segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BELEZA NA GRAVIDEZ – 4

CUIDADOS COM AS MAMAS NA GESTAÇÃO:

As primeiras alterações visíveis ocorrem nas mamas, que se tornam mais sensíveis, volumosas e pesadas. Com o passar dos dias, as mamas vão se modificando, de modo a se preparar para a amamentação futura. É importante preparar os mamilos, tornando-os resistentes para a forte sucção do bebê. Várias mulheres deixam de amamentar ou simplesmente param de fazê-lo devido às dores resultantes de mamilos rachados ou fissurados, que pode ser evitado com algumas precauções.


Ao mesmo tempo, amamentar é uma das mais extraordinárias experiências que uma mulher pode ter ao longo de sua vida. Usufruir dessa vivência com toda a plenitude só será possível, porém, se os mamilos forem devidamente estimulados, sendo preparados de forma a proporcionar o prazer de poder alimentar seu bebê.


Os cuidados devem começar no início da gravidez, excluídos os primeiros três meses e, se estender até o momento do parto. Desta forma é muito provável que o ato de amamentar só venha a trazer prazer à mãe e saúde para o bebê. Recomenda-se não usar hidratantes e óleos nas mamas para preservar os mamilos resistentes.


Durante o banho, pode-se usar uma bucha vegetal sobre os mamilos para torná-los mais resistentes. Após o banho, use uma toalha grossa para esfregar os mamilos, dando assim continuidade ao processo. Pode ser que isso resulte em alguma descamação nos primeiros dias. Essa descamação é necessária para que a pele se renove e fique mais forte, de maneira que resista à força de sucção do bebê. Não é preciso interromper o procedimento, basta que se tome cuidado de não exagerar na dose e acabar machucando de verdade os mamilos.


Ainda no banho, pode-se aproveitar para exteriorizar os mamilos pouco proeminentes. Faça vários movimentos de tração do mamilo para fora, com os dedos, realizando uma pequena torção. Isso vai aos poucos tornando os mamilos mais protusos, que facilitará para o bebê quando levado à sucção. Esse simples exercício auxiliará na formação de um mamilo possível de ser sugado pelo bebê.


Devemos usar sutiãs que proporcionem sustentação e apoio, evitando lingeries que apertem e impeçam a circulação. Dê atenção especial a particularidades que vão desde a escolha do tecido, que deverá ser preferencialmente de algodão, até a firmeza dos contornos para que possa suportar o peso, que em muitos casos, chega a dobrar ao longo da gravidez. Ainda, alças resistentes e largas, bojo confortável, elástico e macio.


É importante ressaltar o seguinte: amamentação não torna as mamas flácidas. Não podemos esquecer que o fator genético define o formato das mamas e sua constituição, proporcionando ou não uma tendência maior à flacidez, além do aumento excessivo de peso.


Cada vez que a mulher oferece seu seio ao bebê está estimulando o corpo a retornar à sua forma normal. Isso ocorre porque toda vez que o bebê suga o seio, ele estimula a produção de um hormônio chamado ocitocina, que ajuda a contrair o útero. O retorno do útero ao seu tamanho normal contribui efetivamente para o retorno do corpo à forma natural.


Portanto, além de contribuir para o fortalecimento do vínculo afetivo da mãe com seu filho, amamentar é um ato de prevenção contra problemas futuros. Não importa a quantidade de leite, seja qual for o volume produzido, a mãe estará passando diversos anticorpos para seu bebê, aumentando suas defesas.


Retirado do livro: Grávida e Bela – um guia prático de saúde e beleza para a gestante, de autoria da médica Carla Góes Sallet (Ed. Ediouro)


Texto Elaborado pela Enfermeira Obstetra Leila Regina Wolff


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!