segunda-feira, 10 de maio de 2010

Homenagem as Parteiras

Texto elaborado por Sandra Maciel do Movimento Curador de Pernambuco em homenagem ao Dia Internacional da Parteira e lembrando saudosas parteiras.

5 de Maio dia internacional das parteiras

Dedicado especialmente as parteiras Suely Carvalho, Dona Prazeres, Abigail, Leila Katz e a desencarnada Dona Elvira e D.Dorca.

Avançar na atitude de cuidado com o ser que chega. Ativos na vida sabendo que um dia chegaremos a uma harmonia tão profunda que não precisaremos justificar o óbvio.

Hoje é dia de vela acesa no altar, erguendo nossas taças com falas inflamadas numa gratidão profunda a essa mulheres sabias. Cantar, dançar e dizer que vivam, “sempre vivas”, como flores que se perpetuam timidamente, como quem busca a invisibilidade do invisível que as circundam.

Na verdade seu reconhecimento é cósmico está além das linhas terrenas da comunicação, além das minhas palavras. Pode está no sentimento profundo que temos por elas, mas isso também não significa nada comparado com o ato do devir cósmico das mãos dessas mulheres.

A parteira quando faz um parto evoca a natureza, a força da magia de tudo que é divinal.

Ela é convocada pelas hierarquias para cumprir sua missão e entregar ao mundo o que já está pronto para um recomeço, utiliza-se das forças planetárias, respeitando o tempo certo da criança nascer, utilizam-se das plantas, seres etéricos de divina luz que nos auxiliam nos momentos de dor e renascimento, confortando nossos corpos com a pureza contida em sua substância. Evocam os espíritos do tronco familiar, com seus cantos e orações, criando um elo com a fraternidade universal do amor e da evolução da terra. Limpa o ambiente da chegada fortalecendo o vínculo comunitário com a vida, unido a família num evento de luz e solidariedade.

As parteiras são maiores do que o possamos expressar, está além da coragem, da confiança e do merecimento. Vem pra sua missão como quem fia um tecido dourado, como quem sabe da necessidade premente de sua tarefa espiritual. Está além de tudo porque acredita na vida e não tem medo porque sabem que tudo está escrito nas mãos do poderoso pai criador.

Nada nos fortalece mais do que uma criança nascida nas mãos de uma parteira. A Mãe Terra estremece com uma placenta enterrada que passou nas mãos suaves de uma parteira, ela se revigora com este fluxo da criação. Então um parto se torna um alimento para alma do ser Terra, revitalizando assim todo alimento produzido para nos por de pé e erguer os braços e dizer: Vem mãe de pegação! Agradeço a tua dignidade confortante de que tudo vai dar certo.

É quase invisível aos olhos humanos a tua grande tarefa, assim como não vemos os anjos e os seres de luz que nos rodeia, mas no campo sutil tua força ecoa e abre os braços do pai criador nos aquecendo ainda mais com tua virtude ancestral insubstituível.

Um abraço profundo em todas as parteiras e aprendizes de parteiras. Que Deus continue brotando no nosso coração a confiança na vida que chega na terra nas mãos das parteiras tradicionais.

Sandra Maciel

Pesquisadora e aprendiz de parteira

Fonte: recebido por e-mail de Leila Wolf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!